blog da bunker

Como aliviar o estresse e melhorar o seu bem-estar?

Não importa se é numa roda de conversa com amigos ou com a galera do trabalho, algumas reclamações sobre o ritmo de vida acelerado, pressão no trabalho e falta de tempo sempre surgem. Esse é um grande mal da nossa geração e muita gente — embora diga que queira se livrar dele — parece estar acostumada a ter uma rotina estressante. Mas se você quer desacelerar e ter uma vida mais suave, se liga nas nossas dicas de como aliviar o estresse.

1. Organize melhor o próprio tempo

A primeira delas é organizar melhor o próprio tempo. Quando você não planeja o que deve ser feito no seu dia e semana, pode reparar: acaba esquecendo os compromissos familiares, dá bolo nos amigos, fica sem tempo para namorar, leva trabalho para casa etc.

Tudo isso se torna um ciclo que só dá margem para um cotidiano estressante. Então se você está mesmo interessado em como aliviar o estresse, chega de dar mole. A partir de hoje você vai tomar as rédeas dessa situação. O primeiro passo é montar um check-list (pode ser na agenda ou no bloco de notas) para evitar que suas obrigações diárias atrasem ou, ainda pior, acumulem e virem aquela bola de neve sem fim. Atualmente, existem muitos aplicativos de celular que podem ajudar com isso, é só fazer uma busca por termos como “lista de tarefas”, “organizador pessoal” e “to do list”.

O segundo passo é adotar um painel semanal onde você vai traçar os horários para o seu trabalho, os compromissos, o tempo livre e, é claro, o descanso — afinal, ninguém é de ferro! Assim, você cria uma rotina confortável e não precisa abrir mão de uma atividade para fazer outra. Saca só o nosso exemplo:

  • academia: das 7 às 8 horas;
  • trabalho: das 9 às 18 horas;
  • aprender a tocar guitarra: das 19 às 20 horas;
  • assistir Netlfix: das 21 às 22 horas;
  • descanso: das 22 às 6 horas (do dia seguinte).

2. Dedique seu tempo livre para fazer o que gosta

Lembra do tempo livre que falamos há pouco? Aproveite esse período para fazer as coisas que você se amarra. Saia com os amigos para um barzinho, chame a família para conhecer um novo restaurante, curta um festival de música, vá ao centro cultural da sua cidade, viaje a dois para namorar… Enfim, opções não faltam!

O importante é fazer o que te distrai, te relaxa e, de quebra, aumenta o convívio com quem você gosta. Assim, até mesmo naqueles dias mais caóticos vai ser possível aliviar a mente.

Nesse bloco, vale também você se dedicar a aprender alguma coisa nova. Estudar sempre é bom para manter a mente esperta. Tocar um instrumento, aprender um novo esporte ou achar um novo hobby são coisas que podem te dar mais prazer na vida e servir como válvula de escape para as pressões do dia a dia para aliviar o estresse.

3. Como aliviar o estresse fazendo atividade física

Exercitar-se é outra dica muito útil para aliviar o estresse. Afinal, aumenta seu condicionamento e a sua resistência física, melhora a qualidade do sono e alivia tanto a ansiedade quanto a irritação.

E se você não é muito chegado em academia, não esquenta! Tem como praticar um esporte semanalmente (incluindo os de aventura) ou fazer alguns exercícios em casa. Ou seja, sem mais desculpas!

4. Alimente-se bem

Por último, alimente-se bem! Mas calma, meu irmão, isso não quer dizer deixar de lado tudo o que você gosta e praticamente “viver de luz” e coisas detox. Nada disso!

Significa ter uma dieta balanceada e maneirar nos alimentos com muita gordura e açúcar — já que, além do risco de aumento do peso, eles comprometem a sua saúde no longo prazo. Fora isso, não fique longos períodos sem comer ou sair de casa para o trabalho sem sequer tomar o café da manhã.

Como você viu ao longo deste post sobre como aliviar o estresse, adotando alguns hábitos simples é possível não somente colocar a rotina em ordem, mas principalmente ter mais qualidade de vida. Então vamos levar essa vida mais leve.

outros posts que você pode gostar