blog da bunker

Quer dicas para dormir bem? Chega de insônia, você merece descansar.

Que dormir bem e descansar a noite é fundamental para acordar disposto no dia seguinte, isso todo mundo já sabe. Mas cá entre nós: a verdade é que nem sempre é fácil ter uma rotina de sono adequada. Justamente por essa razão, muitas pessoas procuram por dicas para dormir bem e não virar mais a noite com insônia.

Afinal, o resultado é um combo de mau-humor, cansaço constante e baixa produtividade que acaba prejudicando não apenas a vida pessoal, mas também a profissional. Para te ajudar a resolver esse problema, reunimos algumas dicas do que fazer para dormir melhor. Se liga no que fazer para ter um sono suave.

Evite ingerir comida pesada pouco antes de dormir

Para começar, nada de sair comendo tudo o que ver pela frente, especialmente se for comida pesada, como feijoada, rabada, panelada etc. Isso porque esses pratos são digeridos mais lentamente — o que te deixa empanturrado e com mal-estar. Como resultado, dificilmente você vai conseguir relaxar para uma boa noite de sono.

Mas calma! Isso também não significa que seja necessário bancar o master chef e preparar refeições mega elaboradas. Nada disso! O importante é ingerir alimentos leves e em quantidades reduzidas, uma salada ou um sanduíche natural, e não consumir nada que tenha algum estimulante como cafeína ou muito açúcar, como refrigerantes, café ou energéticos. Dizem por aí que ovos, bananas, hortaliças, latícinios e carne de frango ou peru, são alimentos indicados para essa refeição, e como vovó já dizia, chá de camomila também é bom.

Deite-se em um bom colchão

Entre as dicas para dormir bem, não pode faltar uma que seja sobre a sua cama. A razão disso é que não dá para vacilar quanto ao colchão no qual você se deita diariamente. Se ele não está mais firme, já apresenta desníveis, está com o tecido desgastado ou tem molas salientes, sinto muito te dizer isso, mas vai ter que botar a mão no bolso. O que não faltam são lojas especializadas que vão poder te instruir sobre a melhor opção.

Do contrário, você sempre vai acordar cansado, com dores nas costas e, com o tempo, pode até desenvolver problemas na coluna. Além disso, não deixe de investir em cobertores e principalmente em bons travesseiros para apoiar a cabeça e não dormir de mau jeito — visto que isso pode causar um torcicolo.

Desligue os aparelhos e deixe o quarto com pouca luz

Nada de se deitar com a TV ligada, o notebook sobre a cama ou, ainda pior, o celular na mão (esse é cruel). Afinal, aqueles cinco minutos que você prometeu não extrapolar — vendo as últimas postagens da galera no Instagram ou dando match nos aplicativos de relacionamento — em pouco tempo se transformam em horas.

Entenda que um quarto bem iluminado e com diferentes aparelhos em funcionamento se torna um ambiente altamente estimulante. Ou seja, rompe com qualquer sono, por mais cansado que você esteja. Portanto, a partir de hoje, já sabe: aparelhos desligados e quarto com pouca ou mesmo nenhuma luz.

Vista-se confortavelmente

Outra dica é se vestir confortavelmente para dormir e o motivo é bem óbvio: deitar com peças apertadas ou com tecidos mais quentes (como lã e linho) podem gerar incômodos, limitar a mobilidade dos seus braços e pernas e, inclusive, aumentar a sensação de calor.

“Beleza. Mas então o que eu devo vestir?”, você deve estar se perguntando. A resposta é simples: uma boa cueca de micromodal e nada mais. Sabe por quê? Além da sensação de liberdade ao usar apenas ela, você mantém seu corpo fresco já que aumenta a circulação de ar sobre a pele e pode transpirar sem nenhuma roupa atrapalhando.

Faça exercícios de relaxamento

Seguiu as dicas anteriores, mas ainda está com dificuldades para dormir bem? Relaxa! Há uma maneira simples, porém, eficiente para resolver isso: fazer exercícios de relaxamento. Um dos mais conhecidos é o ciclo de inspiração por 8 segundos e expiração por mais 8 segundos.

Repetindo ele três vezes, você controla sua respiração, ajudando a diminuir a ansiedade, o nervosismo e o estresse. Daí não tem para onde correr: você relaxa fisicamente e mentalmente e cai no sono. Também existem por aí uns aplicativos que te ensinam a metidar e relaxar, pode ser uma boa para ir melhorando nas técnicas de relaxamento.

Preparado para colocar nossas dicas para dormir bem em prática? Então faça o teste hoje mesmo e veja como você pode dar adeus à insônia e curtir uma noite de sono tranquila!

Aproveite que falamos sobre cueca e veja alguns motivos para usar o modelo boxer!

outros posts que você pode gostar