blog da bunker

Incríveis filmes de carros que você precisa ver

De tempos em tempos, alguém com gasolina correndo nas veias resolve fazer um bom filme de carros e sobre o universo automobilístico. Claro. Filmes sobre automóveis podem ser de diversas categorias. Animações, drama, documentário, policial, ou filmes com todos os elementos de um filme de ação. A verdade é: para quem é um petrolhead qualquer perseguição, referência ou apenas o aparecimento de algum clássico, já vale a pena assistir. Então se liga na nossa lista de filmes de carros que você tem que ver, prepara a cerveja, se joga no sofá só de cueca e aproveite.

5 filmes de carros que você precisa assistir o quanto antes

1. As 24 Horas de Le Mans

Com o título explícito, o filme tem como pano de fundo a corrida mais famosa do campeonato de endurance que acontece todo ano na cidade de Le Mans. Estrelado pelo king of cool, Steve McQueen, o filme mostra com detalhes ricos uma das corridas mais importantes do automobilismo. Com um enredo bem simbolista, a película tem poucos diálogos e uma trama simples: Michael Delaney (Steve McQueen) retorna a Le Mans, após ter sofrido um acidente no ano anterior que matou seu rival Piero Belgetti. O filme não se preocupa muito com a história, dando foco à corrida e suas estrelas maiores, o Porsche 917 K e a Ferrari 512. Parte das filmagens ocorreram nas 24 Horas de Le Mans de 1970 e por pouco McQueen não compete na mesma equipe que Jackie Stewart, mas sua inscrição não foi aceita.

2. Bullit

Adivinha quem estrela o filme que tem uma das perseguições mais famosas do cinema? Sim, ele mesmo, Steve McQueen. Bullit foi lançado em 68, portanto, anterior a Le Mans e nele, Steve McQueen interpreta o tenente Frank Bullit que é designado para um caso simples de vigiar uma testemunha por 24 horas, mas o caso se complica quando policiais são assassinados e Frank Bullit começa a desconfiar que há algo a mais por trás disso. Além da estética caprichada, a cereja do bolo é a famosa perseguição nas ruas de São Francisco em que Frank Bullit dirige Ford Mustang GT 390 e o bandido um Dodge Charger R/T. Essa cena ficou tão famosa que vários filmes fazem referência a ela e o estilo inovador de filmagem influenciou clássicos que vieram depois como Dirty Harry e Operação França.

3. Carros

Sim. Pode parecer que não, mas essa animação da Pixar tem todos os elementos para ser recomendando como um dos filmes de carros para você assistir. Mesmo com o tom infantil (afinal, é um filme para crianças), ele conversa perfeitamente com o público adulto, trazendo várias referências do mundo automobilístico que só os crescidos e fãs de automobilismo vão entender. A história trata do Relâmpago McQueen (olha a primeira referência aí), um arrogante carro que está prestes a ganhar seu primeiro título da Copa Pistão – a NASCAR do universo fictício. Coisas acontecem e McQueen vai parar em Radiator Springs, uma cidade esquecida e nostálgica que sonha em voltar à era de ouro dos automóveis. Bem fácil de assistir, Carros é um livro de homenagens ao automobilismo, desde F1 aos primeiros automóveis que correram nos famosos circuitos ovais. Detalhe: Carros 2 é mais fraco, mas ainda assim traz bastante referência. Vale a pena dar uma conferida, ainda mais com a criançada, diversão para a família.

4. Corrida Contra o Destino

Esse filme está no mesmo panteão de clássicos cult que Bullit. Kowalski é um ex-fuzileiro que trabalha transportando carros para uma oficina. Em um dos seus trabalhos, ele faz uma aposta de entregar um Dodge Challenger 1970, de Denver a São Francisco, totalizando 1800 quilômetros, em um dia e meio. No meio do caminho, ele é multado e perseguido pela polícia. Logo, a perseguição toma proporções enormes e passa a ser coberta na rádio pelo DJ Super Soul, que transforma Kowalski em um símbolo de rebeldia. O filme ganhou um remake em 97 com Viggo Mortensen, mas foi exclusivo para a televisão. Ganhou também uma homenagem da banda Audioslave no clipe da música Show Me How To Live, utilizando uma réplica do famoso Challenger.

5. Um Golpe à Italiana

Charlie Crocker (Michael Caine) é um ex-presidiário que, ao ganhar liberdade, a primeira coisa que faz é planejar um golpe ambicioso: roubar um carro forte no centro da cidade italiana de Turim. O que poderia dar errado? O filme, clássico de 69, tem um tom mais leve e cômico (até um tanto bobo, às vezes) e uma narrativa simples e direta. O que chama a atenção no filme é a cena inicial a bordo do Lamborghini Miura e a perseguição – que é quase metade do filme – dos 3 Mini Coopers, carregando o roubo pelas ruas de Turim. O filme ganhou um “remake” em 2003 com Mark Wahlberg e Charlize Theron, que traz os novos Mini Coopers em uma nova perseguição. Nem só de Velozes e Furiosos vivem os fãs de filmes de carros, não é? Embora a saga de Toretto tenha se distanciado do narrativa automobilística e ficado cada vez mais absurdo em termos de enredo, ainda é uma vitrine para quem gosta de carros. Mas, e você, já assistiu algum desses? Acha que faltou algum? Conta aqui pra gente.

outros posts que você pode gostar