blog da bunker

cesta de basquete
Photo by Markus Spiske on Pexels.com

Vem aí os playoffs da NBA!

Essa semana começam o play-in e playoffs da NBA, a maior liga de basquete do mundo. Depois de cada time realizar 82 jogos na temporada regular, chegou o momento do “mata-mata” para definir o campeão da temporada. Vamos aproveitar o momento pra entender um pouco melhor como funciona esse campeonato…

A NBA conta com duas conferências, a dos times do leste do país e a dos times do oeste. Cada conferência possui 15 equipes, formando 30 franquias no total. Todas as equipes se enfrentam diversas vezes, tipo futebol em campeonato de pontos corridos. Ao final da temporada regular, as equipes que somam mais vitórias se classificam para a fase eliminatória, isto é, os playoffs. Cada conferência tem 6 times classificados pra essa fase, e mais 4 que vão participar de uma repescagem.

PLAY-IN

A repescagem da NBA é chamada de play-in. Funciona da seguinte maneira:

– O 9º e o 10º colocados de cada conferência se enfrentam;

– O 7º e o 8º colocados também se enfrentam;

– Quem perder o duelo entre o 9º e o 10º está fora da disputa;

– Quem vencer o duelo entre o 7º e o 8º garante a vaga nos playoffs;

– Quem perder o duelo entre o 7º e o 8º enfrenta o vencedor do duelo entre o 9º e o 10º;

– Então, quem vencer o duelo entre o perdedor do confronto 7º x 8º e o vencedor do confronto 9º x 10º, garante a segunda vaga nos playoffs.

Tá confuso ainda? Essa imagem vai te ajudar a entender melhor:

play-in

W/Winner = vencedor; L/Loser = perdedor; Seed = vaga.

Aliás, essa imagem também te ajuda a entender os confrontos dos playoffs da NBA…

PLAYOFFS

O chaveamento é baseado na colocação final de cada time na tabela. O 1º colocado enfrenta o 8º (que será definido a partir do play-in), o 2º colocado enfrenta o 7º (também definido na repescagem), o 3º enfrenta o 6º, e o 4º enfrenta o 5º. Ao lado da sigla de cada time, é mostrado na imagem a sua colocação na temporada regular e seu número de vitórias e derrotas.

Cada confronto desse é chamado de série. São definidos em “melhor de 7”, ou seja, o time que vencer 4 partidas, será o vencedor da série. O time que tiver a melhor colocação na temporada regular, garante o mando de quadra, isto é, jogará a maioria das partidas da série em sua cidade. Essa dinâmica se repete até o fim do torneio e sagra o campeão da temporada.

Em quais jogadores devo ficar de olho?

Giannis Antetokounmpo

antetokounmpo

Atual campeão com o Milwaukee Bucks, o grego não perdeu o gás e tá doido pra ser campeão duas vezes seguidas.

Stephen Curry

curry

Curry já foi campeão 3 vezes pelo Golden State Warriors e é especialista nos arremessos de longe. Sério, o cara acerta de qualquer canto.

Nikola Jokic

jokic

Diretamente da Sérvia, eleito o melhor jogador da última temporada regular. O jogador do Denver Nuggets quer um título para consolidar sua carreira.

Kevin Durant

durant

Durant já foi considerado o melhor jogador da liga quanto atuava pelo Oklahoma City Thunder e já foi campeão pelo Golden State Warriors, ao lado de Curry. Hoje tenta vencer seu primeiro título com o Brooklyn Nets.

Luka Dončić

doncic

Aos 23 anos, o jovem esloveno rapidamente demonstrou grande talento e tem se destacado pelo Dallas Mavericks. Dá pra acreditar que ele nasceu em 1999?

Joel Embiid

embiid

O camaronês Embiid está na busca pelo seu primeiro título com o Philadelphia 76ers. Às vezes nem parece que o cara tem 2.13m de altura, de tão rápido e ágil que é.

Onde assisto essa galera?

As transmissões na TV paga são divididas entre a SporTV e a ESPN. Na TV aberta, a Band possui o direito de algumas partidas. Além disso, também é possível curtir alguns jogos através do Youtube, nos canais da TNT e Budplay da Budweiser.

Qual desses jogadores te chamou mais a atenção? Algum palpite pro campeão? Comenta aê!

outros posts que você pode gostar