blog da bunker

Onde praticar esportes de aventura no Brasil.

Quem curte esportes de aventura, se amarra em adrenalina e em se aventurar por novos cantos, vai gostar desse post. Se na sua cidade você não encontra muitas opções para praticar esportes de aventura, vamos te dar algumas ideias para planejar a sua próxima viagem.

Não pense que você precisa investir todas as suas economias indo para um país do outro lado do mundo, o Brasil está repleto de cidades que abraçaram os esportes de aventura.O Brasil é rico não apenas em natureza linda, mas também em regiões que contam com condições perfeitas para você praticar desde surfe e trilha em mata fechada até rapel e rafting. Para comprovar isso que este post vem com uma lista de 3 cidades que são garantia de emoções intensas.

Esportes de aventura

Antes de cairmos nas dicas de cidades, vale te dar uma ideia de alguns esportes de aventura. Os esportes de aventura tem como característica sempre algum contato com a natureza e por isso, às vezes são chamados de esportes da natureza. Em alguns casos, essas modalidades trazem junto bastante emoção e algum risco físico, então é sempre bom ter o mínimo de preparo físico. Alguns exemplos de esportes de aventura são:

  • Trekking
  • Rafting
  • Paraquedismo
  • Escalada
  • Mergulho
  • Surfe
  • Corrida de aventura
  • Montanhismo
  • Balonismo

1. Brotas, São Paulo

A primeira é Brotas, que fica no interior paulista. Conhecida pelas suas diversas cachoeiras, a cidade se tornou a capital nacional do ecoturismo e a fama não é à toa. Há tantas opções de esportes e atividades para praticar, que você precisa se programar para aproveitar tudo o que a região tem a oferecer. Duvida?

Em Brotas é possível explorar as corredeiras com passeios de caiaque e rafting (incluindo o noturno). Já em terra firme, dá para se aventurar no arvorismo, nas tirolesas e nas trilhas que levam aos rios em que ocorrem o boia cross.

Mas não acaba aí! Ainda rola muitos cicloturismo, canionismo, rapel e mountain bike. E para quem quer desenvolver o lado Chuck Norris de sobrevivência na mata, fica a dica: não faltam centros de camping para você ter uma imersão completa na natureza!

2. Torres, Rio Grande do Sul

Outro dos destinos para esportes radicais que não pode faltar nesta lista é Torres, no litoral gaúcho. Isso porque, fora o visual foda do lugar que conta com formações rochosas e muito mar, a região se tornou uma das maiores concentrações de picos de surfe. E acredite, meu camarada, isso não é exagero!

Para você ter uma ideia, a área conta com diversas praias, como a de Itapeva, a da Prainha e a de Molhes, com ondulações médias de até 3 metros — motivo pelo qual a galera que se amarra em pegar boas ondas e se aventurar em manobras mais arriscadas busca a costa sul-rio-grandense.

E é justamente por ser ponto de encontro de tantos surfistas, que Torres se tornou sede de vários eventos e campeonatos profissionais e amadores, como Madeirite Trópico, Copa Rio-Grandense de Surf Amador, Circuito Brasileiro de Surf Profissional etc.

3. Boituva, São Paulo

Já Boituva é o local para quem gosta de ação nos ares e tem coragem de sobra. Então, nem adianta viajar com aquele amigo arregão porque o negócio aqui é adrenalina pura!

O motivo disso é que a cidade conta com o Centro Nacional de Paraquedismo, em que é possível realizar saltos em dupla e praticar cursos de paraquedismo — o que é uma boa pedida se você tem interesse em conhecer mais sobre os equipamentos, técnicas de voo e, quem sabe, até se tornar um atleta no esporte.

Outra questão bacana é que a área ainda conta com nada mais, nada menos, do que a Escola Brasileira de Balonismo — que, fora atuar na formação de novos pilotos, realiza passeios em balões de ar tanto em grupo quanto individualmente.

Viu só como não faltam destinos para esportes de aventura no nosso país? Então, nada de fazer corpo mole! Chama a rapaziada, combina uma road trip daquelas de entrar para a história, prepara uma mala,  não esqueçca de cuecas confortáveis, e vai explorar tudo o que esse Brasilzão tem a oferecer!

E se você tem sugestões de outros lugares, já sabe: compartilha com a gente nos comentários!

outros posts que você pode gostar