blog da bunker

Traje esporte fino masculino: o que é e a ocasião certa para usar

O traje esporte fino masculino pode ser a salvação naquele momento de se arrumar para uma festa ou um evento quando você não tem ideia do que usar.

Quando você não quer parecer formal demais a ponto de ser o tiozão do lugar, mas nem despojado em excesso para não bancar o sem noção, nessa hora o esporte fino resolve.

Entenda o que é o traje esporte fino masculino

Vamos direto ao ponto. De uma maneira resumida, o traje esporte fino masculino nada mais é do que um meio termo entre o social e o casual. Por esse motivo, ele conta com elementos que remetem a ambos os estilos.

Esse jeito de se vestir dá flexibilidade pra uso de diferentes peças do guarda-roupas do homem. A mistura de elegância e casualidade, ajuda a transmitir, simultaneamente, seriedade, atitude e bom gosto.

O momento de apostar no esporte fino

Sobre as ocasiões certas para adotar o esporte fino, o segredo está em saber diferenciar o nível de formalidade do evento. Algumas vezes, no convite existe uma dica de como se vestir (dress code). Em outras, você precisa ter um pouco mais de sensibilidade para entender o contexto.

Por exemplo, casamentos tradicionais e formaturas demandam o uso de um terno. Por outro lado, confraternizações de trabalho, aniversários, jantares de negócios, eventos acadêmicos e palestras oferecem uma liberdade maior em relação ao que vestir.

Desta maneira, você está apto a usar roupas mais versáteis, confortáveis e que transmitam sua personalidade. Nessas situações o traje esporte fino masculino vai muito bem.

Peças básicas

Existem algumas peças de roupa que são essenciais na hora de se vestir e que podem contribuir para uma imagem de “responsa”, que mostra segurança, bom gosto e conhecimento do que é estilo. Por isso, se liga na lista do que não pode ficar de fora do seu guarda-roupa:

  • blazer slim fit;
  • camisa social (lisa ou com estampas);
  • calça de alfaiataria e de sarja;
  • sapato social (oxford, derby, loafer ou mocassim);
  • cardigan e suéter — para o inverno e os dias mais frios.

Se for usar acessórios e jóias, fique ligado: o ideal são correntes, pulseiras e anéis de metal ou prata, sempre prezando pelo equilíbrio para não sobrecarregar o visual. Ah, e não deixe de escolher uma cueca confortável, não tem nada pior do que estar em um evento com uma cueca te incomodando.

Por fim, vale lembrar que, como esse tipo de traje, não tem restrição em relação ao horário e é usado tanto de dia quanto de noite. As peças mais claras vão bem para eventos diurnos enquanto as mais escuras combinam com as ocasiões noturnas. Abaixo, seguem algumas dicas de composição em diferentes situações para você ter referência e não errar:

  • para uma festa de aniversário: camisa social com estampa xadrez, calça de sarja clara e mocassim em tom marrom;
  • para um evento de premiação da empresa: blazer preto, camisa social lisa cinza escuro, calça de alfaiataria preta e sapato oxford também preto;
  • para um almoço de negócios: camisa social azul claro, suéter cinza, calça de alfaiataria azul marinho e derby em tom de terra.

Viu como o traje esporte fino masculino é exatamente o que você precisa para ter um visual maneiro, arrumado e com uma boa presença nos eventos da vida? Se arruma aí e faz bonito.

outros posts que você pode gostar