blog da bunker

Veja ideias incríveis para tatuagens masculinas

Fazer uma tatuagem é uma ótima forma de adornar o corpo e eternizar alguma coisa importante para você. Para você se inspirar, selecionamos vários estilos de tatuagens masculinas e explicamos um pouco de onde eles vêm e suas características.

cueca e tatuagem

Estilos de tatuagens masculinas

Como qualquer outra forma de arte, a tatuagem vem em muitos estilos diferentes. Dependendo do seu gosto e razões para ser tatuado, você deve escolher um estilo de tatuagem que combine você. Escolhemos uns estilos de tatuagens masculinas que vão bem no corpo do homem, agora escolha o tipo de traço, o assunto e parta pro rabisco.

Polinésio (Tribal)

tatuagem masculina tribal

Uma das formas mais antigas de tatuagem é originária das culturas polinésias. Uma forma de arte espiritual praticada em ilhas como Nova Zelândia, Havaí e Samoa. As tatuagens eram usadas para contar a história da vida de uma pessoa com símbolos geométricos e padrões que tinham significados específicos. A tinta preta era aplicada em padrões espessos e escuros, que geralmente cobriam grandes porções do corpo, e o processo em si era sagrado, espiritual e doloroso. Muitos polinésios hoje honram sua cultura ao fazer tatuagens nos desenhos tradicionais de seus ancestrais e às vezes até usando as ferramentas tradicionais. O estilo polinésio (também chamao de tribal) se tornou popular nas culturas ocidentais e está entre os mais adotadas para tatuagens masculinas, embora essas interpretações modernas sejam geralmente aplicadas com uma pistola de tatuagem e muito mais pela estética do que pelo significado.

Irezumi (japonês tradicional)

tatuagem masculina japonesa

Os japoneses têm tatuagens desde 10.000 aC, mas o tradicional estilo Irezumi, como é conhecido hoje, se desenvolveu em torno do período Yayoi (300 aC – 300 dC). A obra de arte é sempre grande em escala (muitas vezes cobrindo todo o braço, costas ou corpo inteiro) e rica em detalhes coloridos. Existem regras rígidas que os tatuadores tradicionais japoneses devem seguir, como só tatuar representações de Buda acima da cintura (abaixo seria desrespeitoso) e alinhar certos animais com certas flores. Tatuagens no Japão ainda são tabu, já que muitas vezes são associadas com a yakuza (máfia perigosa do Japão), apesar disso, o estilo Irezumi está crescendo em popularidade entre os ocidentais, inclusive para tatuagens masculinas.

Americana Tradicional

american traditional tattoo

Às vezes chamado de “old school”, este estilo de tatuagem é a forma ocidental mais antiga e mais conhecida. Ele segue um conjunto estrito de regras de design que facilitam a identificação, como uma paleta de cores limitada, porém ousada, contornos pretos espessos, precisão imaculada e imagens bidimensionais e nítidas. O desenvolvimento da tatuagem tradicional é muitas vezes creditado ao lendário Sailor Jerry (nome real Norman Collins), que aprendeu com artistas japoneses e introduziu seu próprio ponto de vista americano para a forma de arte. Temas comuns nas tattoos masculinas são símbolos náuticos, corações, águias, punhais e rosas.

Neo-Americana

tatuagem masculina estilo americano

Como o nome sugere, as tatuagens Neo são modernas em relação ao estilo “old school”. Considerando-se que o estilo Americano Tradicional se tornou popular por volta dos anos 1950, parece natural que os artistas modernos, armados com novas técnicas de tatuagem e novas perspectivas, pudessem dar uma evoluída no gênero. Esse estilo se mantém fiel ao seu predecessor de várias maneiras, com linhas pretas arrojadas e a paleta de cores clássica. No entanto, os designs também apresentam frequentemente imagens tridimensionais, tinta branca e, por vezes, um desvio do assunto tradicional.

New School

tatuagem masculina new school

Se a velha escola é o avô real das tatuagens, então a nova escola é a adolescente selvagem rebelde. O desenvolvimento desse estilo começa pelos anos 70 e segue até os anos 90. Embora o delineamento pesado seja emprestado da tatuagem tradicional mais antiga, os tatuadores que adotam o New School empregam cores vivas e vibrantes e não se limitam aos temas dos gêneros tradicionais; os temas são frequentemente desenhados em estilo cartoon ou grafite, com proporções exageradas e design lúdico. Este estilo também viu tatuadores se tornar mais abertos a compartilhar suas técnicas uns com os outros para promover a progressão na forma de arte, é um estílo bem marcante para uma tattoo masculina.

Realista e retrato

tatuagem masculina realista

Alguns tatuadores se especializam em fazer seu trabalho ganhar vida na pele, criando tatuagens com detalhes fotográficos e técnicas surpreendentes. Tatuagens realistas são feitas para parecer o mais convincente possível, muitas vezes com paisagens naturais, animais ou retratos. Ao contrário de outros estilos, o realismo se concentra principalmente na transferência de uma imagem real para a pele com a maior precisão possível, e está menos preocupado com a novidade no design. A forma mais difícil de realismo na tatuagem é provavelmente o retrato, porque requer que o artista capture a imagem e personalidade de uma pessoa real. Tatuagens realistas podem ser criadas usando cores ou em preto e cinza.

Geométrico

tatuagem masculina geometrica

Embora a simetria geométrica esteja presente em muitas formas culturais de tatuagem há muito tempo, o estilo geométrico moderno como é usado hoje está se tornando cada vez mais popular. Alguns artistas e tatuados vêem os intrincados padrões e linhas perfeitas como uma forma espiritual de tatuagem ligada a padrões encontrados na natureza. Outros adoram a simplicidade que as formas geométricas trazem ao design. As tatuagens geométricas são geralmente feitas com tinta preta uniforme, embora alguns artistas também gostem de usar uma paleta de cores simples e ousada. Linhas limpas e design impecável são cruciais para criar esse estilo de tattoo.

Dotwork

tatuagem masculina dotwork

Somente os artistas mais pacientes e disciplinados podem usar essa técnica de tatuagem. As tatuagens de Dotwork são criadas usando pequenos pontos individuais que formam um design delicado e detalhado. Muitos tatuadores especializados neste estilo usam o método poke-and-stick, o que significa usar apenas uma agulha para aplicar a tinta em vez de uma pistola de tatuagem tradicional. O Dotwork muitas vezes pode ser encontrado em tatuagens geométricas e se você tiver paciência e resistência para segurar a onda, uma tatuagem Dotwork é uma bela forma de arte na pele.

Aquarela

tatuagem masculina aquarela

Um dos novos estilos mais esteticamente agradáveis e ​​que atualmente está crescendo na indústria é a aquarela. Os artistas que tatuam neste estilo acabam com um produto acabado que se parece mais com uma pintura que eles criaram com um pincel do que com uma tatuagem feita com uma agulha. Tatuagens em aquarela apresentam cores bonitas, suavemente combinadas, livres das restrições do contorno preto que fluem no corpo. No entanto, é importante que o design ainda tenha toques de uma base de tinta preta para que a tatuagem continue com boa aparência ao longo do tempo. Como o estilo só existe há cerca de 10 anos, será interessante ver como ele continua a se desenvolver.

Sketch

tatuagem masculina sketch

Como a aquarela, tatuagens do tipo Sketch (ou Rascunho) imitam outra arte feita tradicionalmente no papel. Esses desenhos parecem ter sido esboçados na pele, dando ao final uma tattoo com aparência áspera, mas muitas vezes bonita, muito parecida com ilustrações feitas em papel. O estilo é um desvio das regras do estilo old-school, promovendo mais criatividade e nuances.

Biomecânica

tatuagem masculina biomecanica

Quando o thriller de ficção científica de Ridley Scott, Alien, chegou aos cinemas em 1979, as pessoas ficaram fascinadas com as aterrorizantes criaturas e o mundo de fantasia que eles habitaram. Na verdade, o design dos personagens alienígenas foi tão inovador que inspirou uma nova forma de arte da tatuagem chamada biomecânica, na qual os artistas criam imagens que misturam anatomia humana realista com o funcionamento interno das máquinas. Tatuagens neste estilo transformam o corpo do tatuado em um cruzamento entre a tecnologia e a natureza, imaginando um braço ou um quadril como uma fusão de pistões de metal e engrenagens com músculos e tendões. É um casamento perfeito entre realismo e fantasia que funciona bem em tatuagens masculinas.

Trash Polka

tatuagem masculina trash polka

Pode ser um pouco difícil de explicar o que Trash Polka é, mas quando você vê uma tatuagem neste novo estilo, é imediatamente reconhecível. Utilizando principalmente blocos grandes e arrojados de tinta vermelha e preta, o Trash Polka mistura elementos de design que variam de surreal e abstrato a geométrico e tradicional. Os artistas alemães Volko Merschky e Simone Pfaff são creditados com o desenvolvimento do estilo em 2014, e ele tem se destacado na Europa e nos EUA desde então. Estilão diferente mas que cai bem para tatuagens masculinas.

Se você precisar de mais inspiração, você pode conderir o Pinterest, o Tattoodo ou o Dubuddha.org

cueca e tatuagem

Você conhece a história das tatuagens?

Acredita-se que a origem etimológica da palavra “tatuagem” tenha duas derivações principais; a primeira é da palavra polinésia ta, que significa atacar alguma coisa, e a segunda é a palavra taitiana tatau, que significa “marcar algo”. O uso de tatuagens está registrado há milhares de anos e sua história é tão variada, colorida e diversa quanto as pessoas que as carregam.

Do ponto de vista científico simples – tatuagens são criadas a partir da inserção de partículas coloridas sob a superfície da pele. As primeiras tatuagens provavelmente foram criadas de maneira não intencional. Alguém com uma pequena ferida ou corte o esfregou com uma mão suja que estava coberta de fuligem ou cinza. Uma vez que a ferida curou, eles perceberam que a pele havia cicatrizado sobre as cinzas e que a marca se tornou uma adição permanente

Nosso conhecimento de tatuagem na Europa realmente começa com os historiadores gregos e romanos antigos. As únicas fontes de informação antes disso são achados arqueológicos que são assustadores e, acima de tudo, abertos a interpretações. É possível que culturas de tatuagem já existissem na Europa antes do último Grande Ás Ice Ace, 12.000 anos atrás. Tigelas com traços de pigmentos pretos e vermelhos, juntamente com instrumentos afiados de sílex foram descobertos na Grotte des Fees (Gruta das Fadas) em Chatelperron – França, em 1867, e em cavernas em Portugal e na Escandinávia. A forma e tamanho das ferramentas sugerem que elas foram usadas para tatuar

Imagens de pessoas decoradas com o que parecem ser quatro linhas horizontais tatuadas em ambos os lados de seus narizes foram encontradas em pilares de pedra pré-históricos em Aveyron e Tarn, na França. Figuras de argila Cucuteni que datam de 5.000 aC, mostrando vestígios de tatuagens foram encontradas na região romena do Danúbio. Desenhos e figuras descobertos em um túmulo trácio perto de Philippopolis podem retratar pessoas tatuadas, mas considerando a complexidade das decorações é mais provável que estas representem pinturas corporais ou figuras finamente trabalhadas. A principal razão para o desaparecimento de tradições antigas em muitos lugares foi o fim do seu isolamento quase total. Depois de séculos vivendo como culturas mais ou menos equivalentes, as populações indígenas foram dominadas pelas nações marítimas européias dominantes. Os europeus tecnologicamente e militarmente superiores introduziram seus próprios sistemas de valores baseados nas crenças cristãs. Como os gregos e os chineses antes deles, os europeus desprezavam as práticas dos habitantes das regiões recém-descobertas. Não poderia ter escapado à atenção dos nativos de que muitos dos aventureiros, principalmente do sexo masculino, consideravam desdenhosa a decoração permanente de corpos das mulheres “de outra forma tão atraentes”. Da mesma forma, muitas mulheres inuítes da Groenlândia rejeitaram as tradicionais tatuagens faciais, temendo que os homens do continente as considerassem pouco atraentes.

outros posts que você pode gostar