Broxei, e agora? Bora conversar!

depressed black man on bed at home

Considerando que o pênis é uma das partes mais importantes pro sexo poder acontecer, é óbvio que, se ele não estiver funcionando bem, não é possível ter uma relação sexual plenamente satisfatória.

A disfunção erétil está cada vez mais comuns em homens cada vez mais jovens. A causa pode estar associada a diversos fatores humanos: pode ser um sintoma fisiológico, psicológico, hormonal ou até químico.

O grande problema é que os homens não estão acostumados a falar sobre isso. Têm medo, vergonha, se sentem extremamente vulneráveis em tocar nesse assunto. Isso porque a nossa criação e a sociedade nos ensinaram que o homem deve ser másculo, forte e viril. Contar pra um amigo que broxei? Nunca!

É necessário falar sobre isso, tornar a pauta mais normal entre os homens. Todos estamos sujeitos a passar por isso. Assim como você acha que vai passar vergonha se contar a um amigo próximo sobre isso, ele também pode pensar o mesmo. Então vamos colocar o assunto na roda…

broxei

Por que eu broxei?

Motivos fisiológicos…

A ereção funciona quando o coração bombeia sangue pro pênis. Ao receber esse fluxo sanguíneo, o pênis fica duro e ereto. Pode haver uma falha nesse mecanismo, ou seja, os vasos sanguíneos podem estar obstruídos, impedindo que o coração gere um fluxo sanguíneo suficiente para manter o pênis ereto.

Níveis baixos de testosterona, pressão alta e diabetes podem ser algumas das razões que ocasionam esse tipo de sintoma. Importante ir ao urologista e investigar!

Motivos psicológicos…

A razão mais comum da perda de ereção é psicológica. Quando você está com outros pensamentos na cabeça, está vivendo algum problema, se sente inseguro com a relação sexual, enfim, você não consegue relaxar.

Normalmente as razões fisiológicas fazem com que você tenha dificuldade de conseguir ter uma ereção, mas as razões psicológicas comumente fazem com que você tenha a ereção mas a perca durante o ato sexual.

É um ciclo difícil de controlar: a ansiedade faz o pênis ficar mole, o que te causa mais ansiedade ainda, e aí ele não volta mais a ficar duro. Existem formas de combater esse sintoma, consulte seu urologista pra entender melhor o seu caso.

Motivos químicos…

Normalmente os homens só admitem que broxaram com a desculpa de que beberam demais no dia. Será que é verdade? Bem, pode ser. Tomar uma ou outra bebida alcóolica pode até ajudar, te deixando mais relaxado. Mas o consumo exagerado de álcool e drogas pode sim atrapalhar a ereção.

Outro fator químico comum é o de uso de medicamentos que afetam a função sexual, como antidepressivos. Sua libido pode ficar mais baixa, e o seu desejo por sexo às vezes se torna inexistente. Esses medicamentos agem de forma diferente em cada organismo, e por isso é importante alinhar com seu psiquiatra e urologista a melhor forma de se tratar sem perder o desejo sexual.

Motivos hormonais…

A testosterona é responsável pelo apetite sexual masculino. Se os seus níveis de testosterona estiverem baixos, naturalmente você vai sentir menos vontade de fazer sexo. Algumas dicas gerais pra manter a testosterona em dia: dormir bem, ter uma dieta balanceada e praticar exercícios físicos.

Você pode fazer exames pra verificar como estão os seus hormônios, e pra isso é fundamental uma visita ao urologista.

image-placeholder

Aconteceu… e agora?

Sabe aquele momento em que você conversa consigo mesmo e pensa: “putz, broxei” ou então “vou broxar”? Nesse momento, é importante entender que é normal! O problema começa quando a situação se repete várias vezes. Se acontecer com você, tente se acalmar e não deixe essa frustração tomar conta.

Se sentiu que não tá rolando, uma sugestão interessante é partir pro sexo oral ou qualquer outro movimento sem penetração Existe uma boa chance de você relaxar novamente e a ereção voltar. E mesmo que não volte, você pode tentar ao máximo satisfazer seu parceiro dessa forma.

O uso de medicamentos pode te ajudar também, não só por realmente facilitar a ereção mas também por te dar mais segurança na hora do ato. Mas novamente: consulte um urologista antes pra saber o que é mais indicado pro seu caso!

image-placeholder

O nosso corpo dá vários sinais sobre a nossa saúde e a dificuldade de ereção é um deles. Seja um sinal de que é preciso melhorar a nossa alimentação, diminuir bebidas alcóolicas, fazer mais exercícios, até mesmo um sinal de que estamos com problemas de ansiedade.

Caso isso aconteça com certa frequência, não deixe de ir ao médico e investigar. Essa é uma parte importantíssima das nossas vidas, não permita que a vergonha ou medo te impeçam de cuidar da sua saúde sexual!