blog da bunker

Saiba o que é a campanha novembro azul

A campanha Novembro Azul é um movimento nacional pela saúde do homem, mais especificamente no combate ao câncer de próstata.

Como surgiu a campanha Novembro Azul?

Novembro é mundialmente um mês de esforço para conscientização da saúde masculina. O mês ganhou esse papel, principalmente porque em 19 de novembro se celebra o dia internacional do homem. A data existe desde o final dos anos 90, idealizada pelo Dr. Jerome Teelucksingh, inicialmente em Trinidade e Tobago. O dia ganhou força e se estabeleceu como uma celebração internacional.

Sendo novembro o mês do homem, diversas iniciativas relacionadas ao bem estar e saúde masculina acabaram se concentrando em Novembro, sendo a campanha novembro azul uma delas.

Como você pode participar da campanha novembro azul?

Quer fazer parte desse movimento? Aqui vão algumas ideias.

  1. Cuide de você mesmo:
    Parece óbvio, mas um primeiro passo para fazer parte da campanha, é você mesmo dedicar um tempo para cuidar da sua saúde. Agendar alguns médicos, parar um tempo para refletir e mudar hábitos. Mais abaixo vamos te dar várias dicas para fazer isso.
  2. Cuidar dos outros:
    Dê um toque naquele parente ou amigo que anda meio descuidado com a saúde. Incentive uma visita ao médico, a prática de uma atividade física, ou mesmo se coloque à disposição para trocar uma ideia.
  3. Use bigode em novembro:
    Deixar o bigode crescer virou um símbolo de engajamento com a data. A Movember Foundation, possivelmente a maior organização do mundo sem fins lucrativos pela saúde do homem, teve início em 2003, na Austrália, quando dois amigos resolveram deixar seus bigodes crescerem para começar uma conscientização sobre a saúde masculina. Hoje, deixar o bigode abre espaço para você conversar e explicar para as pessoas essa iniciativa.
  4. Reconheça a importância de outros homens:
    Homens que são modelos de ética, realizadores, ou que tiveram papel importante na sua vida ou na sociedade, merecem reconhecimento. Aproveite a data para agradecer e reconhecer homens importantes na sua vida.

Por onde começar a me cuidar?

Não sabe por onde começar? Vamos te ajudar, se liga nas nossas dicas para dar o primeiro passo para cuidar de você.

  1. Marque uma consulta médica:
    Você pode começar com um clínico geral, mas uma visita ao urologista e ao proctologista é bem vinda para todos os homens, principalmente após os 30 anos. Se nunca visitou um urologista, pode valer a pena marcar sua primeira consulta. A gente sabe que é meio chato procurar médico, então ficam duas dicas para marcar consultas online e rápido, acesse o Doctoralia ou o BoaConsulta.
  2. Comece a se exercitar:
    Atualmente não faltam opções de academias com preços acessíveis, além de formas das mais variadas de exercícios como crossfit, atividades funcionais, esportes radicais e até mesmo exercícios que você pode fazer em casa.
  3. Cuide da cabeça:
    Mente sã, corpo são. Não adianta um corpinho bonito se a cabeça estiver bagunçada. Meditar e terapia são práticas que podem ajudar a manter a cabeça em ordem.

A Movember Foundation

No mundo, a instituição com maior abrangência é a Movember Foundation. O movimento que começou na Austrália em 2003 como uma brincadeira entre amigos, cresceu e hoje arrecada milhões para apoiar iniciativas pelo bem da saúde do homem.

A Movember tem como desafios lutar contra o câncer de próstata, de testículo, pela boa saúde mental e a prevenção do suicídio.

O Instituto Lado a Lado pela Vida

Desde sua fundação, em 2008, o Instituto Lado a Lado pela Vida (LAL) realiza a iniciativa para promover a mudança de comportamento dos homens em relação à saúde. Em 2011, a campanha Novembro Azul foi lançada para conscientizar sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata.

outros posts que você pode gostar