blog da bunker

Nossas dicas para garantir que você está malhando certo

Se você tem dúvida se está malhando certo, nós vamos te ajudar. A gente sabe que é importante cuidar do corpo. Se exercitar pode dar prazer, melhor a aparência física e trazer mais saúde e disposição para você. Até aí só benefício, certo? O problema está em você não tomar os cuidados para ter certeza que está malhando certo, podendo ter contusões e problemas de saúde. Com dicas simples, você reduz o risco de problemas.

1. Comece com o alongamento

E tem que ser caprichado, hein! Nada de esticar as pernas e correr para o jogo! São necessários, pelo menos, 10 minutos de alongamento para “acordar” o corpo e prepará-lo para a atividade. É sempre bom também estimular os músculos que serão mais utilizados durante a prática. Por exemplo, se for jogar futebol, simule chutes; para corrida, aumente o ritmo dos passos; se for jogar basquete, invista nos braços simulando arremessos.

2. Alimente-se bem

Acho que você já sabe que praticar esportes de barriga vazia não é a ideia mais inteligente que se pode ter. Mas o contrário também vale: estômago cheio também prejudica a sua performance. Por isso, pelo menos uma hora antes da prática, alimente-se com carboidratos, especialmente os encontrados em legumes, frutas e alimentos integrais. Após o treino, adicione proteínas junto aos carboidratos para restaurar os músculos.

3. Mantenha a hidratação

Antes, durante e depois da prática de atividades, a ingestão de água é imprescindível! Não adianta você estar malhando certo e passar mal por estar desitratado. Com o suor, muitos minerais e água vão embora do nosso corpo. Por isso, manter a garrafinha sempre à mão ajuda a regular a temperatura corporal e a evitar lesões. Fique ligado: a desidratação pode alterar os batimentos cardíacos, sobrecarregando a musculatura do coração.

4. Invista nas roupas e acessórios

Não, não é frescura! O uso de equipamentos corretos para a prática esportiva pode melhorar o seu desempenho e preservar a sua saúde. Tênis adequados para a atividade, roupas que absorvem o suor e deixam a pele respirar, calças e cuecas que não apertam e não folgam demais são imprescindíveis para o conforto durante a atividade física.

Fique atento ao que o esporte exige: a roupa para andar de bike é completamente diferente da que deve ser usada para correr, por exemplo. Se cair na piscina é o seu destino durante as folgas, não esqueça da touca, óculos de proteção e, claro, muito filtro solar!

5. Respeite os seus limites

Nada de tentar recuperar o tempo perdido! Se sentir cãibras, dores musculares ou sobrecarga cardíaca, pare. Conheça seu corpo e respeite os seus limites. Se você tem problemas no joelho, não force no futebol até torná-lo mais forte e resistente. Tudo no corpo é questão de treino, por isso, vá com calma: o rendimento que você espera vai chegar com tranquilidade e muita prática.

6. Esfrie o corpo

Assim como foi preciso aquecê-lo, também é necessário “esfriar” o corpo. Diminua gradativamente o exercício, correndo ou nadando mais devagar, por exemplo, até parar por completo. Para finalizar, alongue-se novamente.

7. Um profissional de educação física vai garantir que você está malhando certo

As profissões e especializações existem por um motivo. Pessoas estudam muito para ter o conhecimento profundo sobre algum assunto. O mesmo acontece para as atividades físicas. Consultar um profissional de educação física é sempre uma ação recomendada para montar um plano de exercícios e acompanhar sua evolução. Um personal trainer e uma visita a um clínico geral antes de começar sua rotina de exercícios parecem dicas exageradas, mas quando se trata de saúde, não se brinca.

Aproveite essas dicas para começar uma vida mais saudável. Encaixe algumas delas no seu dia a dia e note os resultados. Uma caminhada leve, de 30 minutos por dia, já ajuda seu corpo a desenvolver resistência, fôlego e flexibilidade — e deixa você muito menos estressado!

E você, já toma algum desses cuidados antes de partir para a atividade física? Comente aqui embaixo o que você já faz para prevenir lesões!

outros posts que você pode gostar