blog da bunker

Festival gastronômico: confira os principais eventos do Brasil

Comer – está aí algo que é impossível alguém não gostar. E não só porque todos nós precisamos nos alimentar, mas não tem coisa melhor do que estar com os amigos e uma boa gelada à disposição, para apreciar, ou devorar, um bom rango. É nessa hora que um festival gastronômico aparece como a situação ideal.

Diz aí: o que supera um programa assim? Não é à toa que os eventos gastronômicos têm estourado em todo o país. E é justamente por isso que reunimos as melhores programações ao longo do ano e os motivos pelos quais você não pode perder a comilança. Tem festival gastronômico para todos os gostos, confira!

Comida di Buteco

Para começar, tem o Comida di Buteco. Como o próprio nome já diz, se trata de uma grande homenagem aos botecos do Brasil, que fazem parte das nossas noitadas e que já salvaram muita gente no momento de grana curta. Nesse evento, rola inclusive premiação para os melhores petiscos.

Para você ter ideia, desde 2000, época em que esse festival gastronômico começou, já participaram cerca de 600 botecos e foram vendidos mais de 390 mil petiscos! É mole? Por isso, vale a pena conferir de perto o evento que acontece entre abril e maio.

Festival gastronômico Brasil Restaurant Week

Saindo da comida de boteco e indo direto para os pratos mais arrumados dos grandes chefs nacionais, tem o Brasil Restaurant Week.

Durante meses específicos do ano restaurantes de mais de 15 cidades (como Rio de Janeiro, Espírito Santo, Curitiba, Porto Alegre e São Paulo) montam um menu completo, com entrada, prato principal e sobremesa, por um preço camarada.

Você pode experimentar e conhecer mais das comidas refinadas que fazem sucesso em diferentes cidades. Finalmente a sua chance de ir naquele restaurante que é caro por um preço mais em conta.

Rio Gastronomia

O Rio Gastronomia acontece em agosto no Rio de Janeiro. Os organizadores dizem ser o maior festival gastronômico do Brasil, mas temos nossas dúvidas. De qualquer forma, reúne restaurantes de renome, food trucks, um mercado de produtores locais e aulas rápidas de culinária. Um evento muito legal e organizado que vale a pena conferir.

Brasil Sabor

Outro dos eventos gastronômicos que não pode faltar nessa seleção é o Brasil Sabor, que acontece entre maio e junho. Ele é promovido em diversos restaurantes, do Norte ao Sul do país, com o propósito de valorizar as diferentes culinárias regionais que fazem essa nação tão rica em sabores.

É uma oportunidade legal para você conhecer um pouco mais da história, das tradições e dos costumes de outros estados por meio dos ingredientes e preparos locais.

Festival gastronômico Petrópolis Gourmet

Já o Petrópolis Gourmet, é focado no melhor que a cidade de mesmo nome, no Rio de Janeiro, tem a oferecer: pratos cheios de referência à gastronomia carioca e uma baita seleção de produtos artesanais. 

Ele ocorre durante o mês de novembro, conta com mais de 40 restaurantes locais e, ainda, promove várias oficinas. Quem não quer apenas comer, mas também aprender a mandar ver na cozinha, pode saber mais sobre panificação, preparo de massas e uso de temperos.

Festival da Pizza Bom Gourmet

Para fechar com chave de ouro nossas indicações de melhores eventos gastronômicos, tem o Festival da Pizza Bom Gourmet!

Durante o mês de novembro, na cidade de Curitiba, dezenas de pizzarias preparam um cardápio com os sabores mais variados para agradar geral. Tudo isso sem pesar no bolso.

Viu como não faltam eventos gastronômicos para reunir os amigos e comer (muito!) bem? Além disso, vários deles rolam em diferentes cidades do país e, por isso, vale a pena combinar uma viagem com antecedência para esses locais.

É só planejar o orçamento, pesquisar um bom hostel e ficar de olho nas companhias aéreas para pegar uma promoção maneira!

E, aproveitando que falamos sobre festival gastronômico, confira também quais são os festivais de música que vão rolar neste ano e você não pode perder!

outros posts que você pode gostar