blog da bunker

Jordan Peterson: quem é esse homem?

Jordan Peterson é um psicólogo clínico canadense, crítico cultural e professor de psicologia da Universidade de Toronto. Suas principais áreas de estudo são a psicologia das crenças religiosas e ideológicas, e a avaliação e melhoria da personalidade e desempenho.

Quem é Jordan Peterson?

Alguns já o tem chamado de psicólogo rockstar e seu canal no Youtube tem, no momento que escrevemos esse post, perto de 1 milhão de assinantes.

Peterson seria mais um psicólogo, pesquisador e acadêmico entre muitos, mas suas ideias e popularidade no Youtube, somadas à repercussão que uma entrevista dada ao Channel 4 News da Inglaterra, geraram curiosidade sobre as ideias do psicólogo e trouxe Jordan Peterson para as rodas de conversa.

Jordan Peterson fala de alguns assuntos polêmicos na sociedade contemporânea mas a maioria do conteúdo que cria tem um papel de auto-ajuda para quem assiste seus vídeos ou lê seus livros.

A entrevista de Jordan Peterson no Channel 4

Talvez você tenha chegado até aqui depois de ouvir falar ou assistir à entrevista dada por Jordan B Peterson à jornalista inglesa Cathy Newman. Se ainda não assistiu, abaixo tem a entrevista de 30 minutos na íntegra.

Os livros de Jordan Peterson

Jordan Peterson tem dois livros publicados, ambos em inglês e sem tradução para o português.

O primeiro chamado Maps of Meaning: The Architecture of Belief, foi lançado em 1999.

O segundo, 12 Rules for Life: An Antidote to Chaos, foi lançado em 23 de janeiro de 2018, gerando grande repercussão, principalmente após a famosa entrevista de Peterson ao Channel 4. Maps of Meaning: The Architecture of Belief: Em livre tradução da orelha do livro, abaixo se fala um pouco do conteúdo da publicação:

“Por que pessoas de diferentes culturas e eras formularam mitos e histórias com estruturas similares? O que essa semelhança nos conta sobre a mente, a moralidade e a estrutura do próprio mundo? Do autor de 12 Rules for Life: An Antidote to Chaos vem uma hipótese provocadora que explora a conexão entre o que a neuropsicologia moderna nos fala sobre o cérebro e quais os rituais, mitos e histórias religiosas há muito narrados. Um trabalho de ponta que reúne neuropsicologia, ciências cognitivas e abordagens freudianas e junguianas da mitologia e da narrativa, Maps of Meaning apresenta uma teoria rica que torna a sabedoria e o significado do mito acessíveis à mente crítica e moderna.”

12 Rules for Life: An Antidote to Chaos12 Rules for Life: An Antidote to Chaos foi lançado em janeiro de 2018 e rapidamente se tornou um best-seller. Abaixo algumas avaliações do livro (tradução livre):

“Como os melhores polígonos intelectuais, Peterson convida seus leitores a embarcarem em suas próprias jornadas intelectuais, espirituais e ideológicas nos diversos tópicos e disciplinas que ele aborda. É uma estratégia contra-intuitiva para uma população engajada na gratificação instantânea da conformidade ideológica e dos “likes” das redes sociais, mas se Peterson está certo, você não tem nada a perder senão sua própria miséria.” – Toronto Star “Em uma liga intelectual diferente… Peterson pode tirar as ideias mais difíceis e torná-las divertidas. Pode ser por isso que seus vídeos do YouTube tiveram 35 milhões de visualizações. Ele está rapidamente se tornando o mais próximo que a academia tem para uma estrela do rock.” 

The Observer

“Crescer e criar é a mensagem desse psicólogo rockstar… Um manual de auto-ajuda, auto-aperfeiçoamento e individualismo, que provavelmente reflete sua infância no Canadá rural na década de 1960. Tal como acontece com todos os manuais de auto-ajuda, sempre há um núcleo de verdade. Anteriormente um professor de Harvard, agora na Universidade de Toronto, Peterson retém a idéia da filosofia dos vaqueiros –  fazer uma coisa todos os dias para melhorar você mesmo. Outro, educar as crianças a se comportar, é excelente… Peterson brinca com idéias como um mago. “

Melanie Reid, The Times

“Você não precisa concordar com a política de Peterson para gostar deste livro, uma vez que você descarta o rótulo de auto-ajuda, torna-se fascinante. Peterson é brilhante em vários assuntos… Então, o que temos aqui é um livro amplo, agressivo, in-your-face, real, que, em última instância, é uma tentativa de nos levar de volta ao que Peterson vê como verdadeiro, bonito e bom, ou seja: Deus. No sentido mais alto possível do termo, suponho que seja um livro de auto-ajuda… De qualquer maneira, é uma leitura dura, mas ninguém nunca disse que Deus era fácil. “

Bryan Appleyard, The Times

“Um dos intelectuais públicos mais ecléticos e estimulantes em geral hoje, sem medo e apaixonado”. – The Guardian “Alguém com não só humanidade e humor, mas profundidade e substância sérias… Jordan Peterson tem um intelecto verdadeiramente cosmopolita e omnívoro, mas que reconhece que as coisas precisam ser fundamentadas, se elas sempre serão entendidas de forma significativa… Além de ser engraçado, há uma sinceridade ardente para o homem que apenas o cínico mais seco poderia suspeitar. “ –  The Spectator “Peterson tornou-se uma espécie de profeta secular que, em uma era de conformismo lobotomizado, pensa fora da caixa… Sua mensagem é esmagadoramente vital. “

Melanie Philips, The Times

A vida acadêmica de Jordan Peterson

De 1993 a 1997, Peterson morou em Arlington, Massachusetts, enquanto ensinava e realizava pesquisas na Universidade de Harvard como assistente e professor associado no departamento de psicologia.

Durante seu tempo em Harvard, ele estudou a agressão decorrente do abuso de drogas e álcool, e supervisionou uma série de propostas de tese não convencionais. Depois, ele voltou para o Canadá e assumiu um cargo como professor na Universidade de Toronto.

Em 1999, Routledge publicou os Maps of Meaning: The Architecture of Belief. O livro, que levou 13 anos para ser escrito, descreve uma teoria abrangente sobre como construímos o significado, representado pelo processo mítico do herói exploratório, e fornece uma interpretação de modelos religiosos e míticos de realidade apresentados de forma compatível com Compreensão científica moderna do funcionamento do cérebro.

Sintetiza idéias tiradas de narrativas na mitologia, religião, literatura e filosofia, bem como pesquisas da neuropsicologia, na “clássica tradição antiga das ciências sociais”.

O principal objetivo de Peterson foi examinar por que os indivíduos, não apenas os grupos, se engajam em conflitos sociais e modelam o caminho que os indivíduos tomam que resulta em atrocidades como o Gulag, o campo de concentração de Auschwitz e o genocídio ruandês. Peterson considera-se pragmático e usa ciência e neuropsicologia para examinar e aprender com os sistemas de crença do passado e vice-versa, mas sua teoria é principalmente fenomenológica.

No livro, ele explora as origens do mal e também postula que uma análise das idéias religiosas do mundo pode nos permitir descrever nossa moralidade essencial e eventualmente desenvolver um sistema universal de moralidade.

Em 2004, uma série de TV de 13 partes baseada em seu livro Maps of Meaning: The Architecture of Belief exibido na TVOntario. Ele também apareceu nessa rede em shows como Big Ideas e como convidado e ensaísta freqüente na Agenda com Steve Paikin desde 2008.

Em 2013, Peterson começou a gravar suas palestras (“Personalidade e suas transformações”, “Maps of Meaning: The Architecture of Belief”) e enviá-las para o YouTube. Seu canal no YouTube reuniu mais de 600 mil assinantes e seus vídeos receberam mais de 35 milhões de visualizações a partir de janeiro de 2018.

Ele também apareceu na experiência de Joe Rogan, The Gavin McInnes Show, Steven Crowder’s Crowless com Crowder, The Rubin Report de Dave Rubin , A Freedomain Radio de Stefan Molyneux, o H3 Podcast da H3h3Productions, o podcast de Harris Harris, a série Saad Truth de Gad Saad e outros shows online.

Em dezembro de 2016, Peterson começou seu próprio podcast, The Jordan B. Peterson Podcast, que tem 37 episódios a partir de 10 de janeiro de 2018, incluindo convidados acadêmicos como Camille Paglia, Martin Daly e James W. Pennebaker, enquanto no seu canal ele também entrevistou Stephen Hicks, Richard J. Haier e Jonathan Haidt entre outros.

Em janeiro de 2017, ele contratou uma equipe de produção para filmar suas palestras de psicologia na Universidade de Toronto. Peterson com seus colegas Robert O. Pihl, Daniel Higgins e Michaela Schippers produziram um programa de terapia de escrita com séries de exercícios de escrita on-line, intitulados Self Authoring Suite.

Inclui o Programa de Criação Passada, uma autobiografia guiada; dois Programas de Criação Presente, que permitem ao participante analisar suas falhas e virtudes de personalidade em termos do modelo de personalidade Big Five; e o Future Authoring Program, que orienta os participantes no processo de planejamento dos futuros desejados.

O último programa foi utilizado com universitários da Universidade McGill em período de estágio acadêmico para melhorar suas notas, também desde 2011 na Rotterdam School of Management, Universidade Erasmus.

Os Programas de autora foram desenvolvidos parcialmente a partir de pesquisas realizadas por James W. Pennebaker na Universidade do Texas em Austin e Gary Latham na Rotman School of Management da Universidade de Toronto. Pennebaker demonstrou que escrever sobre eventos e situações traumáticas ou incertas melhorou a saúde mental e física, enquanto Latham demonstrou que os exercícios de planejamento pessoal ajudam a tornar as pessoas mais produtivas.

De acordo com Peterson, mais de 10 mil estudantes usaram o programa em janeiro de 2017, com taxas de desistência diminuídas em 25% e os GPA aumentando 20%. Em maio de 2017, ele iniciou um novo projeto, intitulado “O significado psicológico das histórias bíblicas”, uma série de palestras de teatro ao vivo nas quais ele analisa as narrativas arquetípicas do Gênesis como padrões de comportamento vitais para a estabilidade pessoal, social e cultural.

outros posts que você pode gostar