O que é urologista?

urologista

O urologista.

Esse nome já dá uma assustada né? Urologista é para a maioria das pessoas o médico do homem, mas será que sabemos de fato o que essa especialidade trata? Será que esse é o médico correto para tratar da saúde do homem? Separamos algumas informações que achamos interessantes compartilhar sobre esse assunto que muitas vezes é evitado pelos homens.

O que faz um urologista?

O médico urologista é o responsável por diagnosticar e tratar doenças do sistema urinário, tanto de homens quanto mulheres, que inclui órgãos como a bexiga e os rins, e canais, como a uretra e os ureteres.

O urologista também é habilitado para cuidar do sistema reprodutor masculino, que inclui a próstata, testículo, pênis, vesículas seminais, ductos deferentes e epidídimos.

Andrologista, “o médico do homem”!

A andrologia é um ramo da urologia ou uma sub-especialidade, que estuda a saúde masculina no que diz respeito às funções reprodutoras e sexuais do homem. O andrologista tem um papel para os homens parecido com o que o ginecologista tem para as mulheres.

As duas especialistas estão bem próximas, porém o andrologista está mais inclinado para as questões sexuais e reprodutoras do homem e o urologista, que também pode tratar disto, está mais ligado a saúde do trato urinário (de homens e mulheres).

Quando procurar um andrologista?

Sabemos a dificuldade que é para nós homens marcamos uma simples consulta médica, se o assunto tem ligação com sexualidade aí é que não marcamos mesmo.

Você pode procurar um andrologista de forma preventiva ou para ajudar com uma variedade de situações, incluindo:

  • Infertilidade
  • Disfunções sexuais masculinas – falta de libido, a ejaculação precoce e a ejaculação retardada.
  • DSTs
  • Doenças da próstata
  • Deficiência androgênica (hormônios masculinos)
  • Vasectomias e dos procedimentos para a reversão das vasectomias

É importante sabermos que vários desses problemas são muito mais comuns do que imaginamos em várias fases da vida do homem, então não tem o porquê da gente ter receio de tratar sobre eles.

Com qual frequência ir ao médico?

Seja qual for o caso, mais importante do que entender o que é andrologia e urologia, é o homem ir ao médico periodicamente para acompanhar o estado geral do organismo e saber se está tudo certo. Quem tem mais de 50 anos, no mínimo uma consulta por ano com o médico é indispensável para realizar uma bateria completa de exames preventivos.

Quando foi a última vez que você fez um check up? Vamos parar de dar mole e nos cuidar melhor. Prevenção é sempre a melhor opção.

×

Clique para falar com a gente por WhatsApp, ou mande um email para falacomigo@usebunker.com.br

× Como posso te ajudar?