O que é Janeiro Seco (ou Dry January)?

janeiro seco dry january

Chegou a hora de você conhecer o Janeiro Seco, ou Dry January como é conhecido na gringolândia.

“Nunca mais eu vou beber!” – Essa frase é dita muitas vezes depois daquela ressaca maldita. O dia seguinte quando parece que um caminhão te atropelou. Mas a gente sabe que ficar longe das bebidas para sempre é difícil, principalmente para quem curte uma cervejinha gelada, um drink bem feito e uma socialização com os amigos.

Mas e ficar 30 dicas sem álcool? Você teria a disciplina para se jogar nesse desafio? Entenda aqui de onde vem essa ideia, os benefícios e como você pode entrar nessa jornada com boas chances de sucesso.

O que é esse tal de Janeiro Seco?

O Janeiro Seco nada mais é do que um movimento para que as pessoas passem o mês de Janeiro sem consumir bebidas alcoólicas.

Surgiu como uma ideia de uma entidade inglesa que tem como objetivo conscientizar as pessoas sobre o consumo excessivo de álcool, com os argumentos de ser uma forma de se recuperar das festas de final de ano, começar o ano fazendo uma limpeza do corpo e dar um reset nos seus hábitos de consumo de bebidas alcoólicas.

A origem do Janeiro Seco (Dry January)

Esse movimento surgiu no Reino Unido entre 2013 e 2014 e acabou se espalhando por outros países. Uma iniciativa da entidade Alcohol Change para estimular as pessoas a repensarem seu consumo de alcool.

Quais os benefícios de ficar sem beber?

Segundo a entidade que criou o movimento, esses foram alguns resultados encontrados:

  • 86% dos participantes economizaram algum dinheiro;
  • 70% dormiram melhor;
  • 66% tiveram mais energia;
  • 58% perderam peso;
  • 65% tiveram melhora na saúde.

Além disso, esse experimento pode ajudar a redefinir seus parâmetros de consumo de álcool, te levando a uma redução que pode ser benéfica para seu bolso e saúde.

Dizem que você precisa de 3 a 4 semanas para mudar um hábito a partir de mudanças na sua rotina. Isso quer dizer que se, finalmente, você conseguir ir a academia 4 semanas seguidas, esse hábito terá grandes chances de ser incorporado à sua rotina. Então ficar sem beber por 4 semanas, pode ajudar a quebrar o hábito de beber álcool, te dando a chance de reestabelecer uma frequência mais benéfica para o seu organismo.

Devo me juntar ao movimento?

Rapaz, parece até que tiveram a ideia do tal Janeiro Seco pensando em nós, brasileiros. Falo isso porque Janeiro é aquele mês que fica entre a comilança e bebedeira de final de ano, e o Carnaval que vem logo no mês seguinte.

Então pode ser aquela merecida pausa, para se recuperar e também se preparar para a(s) semana(s) de folia que se aproximam. Uso o plural mesmo porque em certas cidades o Carnaval começa bem antes com os ensaios de blocos.

Dicas para seguir firme e não cair em tentação

Crie metas

Bem, a primeira grande meta é não beber durante um mês, mas se isso parecer muito difícil, vá aos poucos. Não beber nessa semana, não beber nesse final de semana… e asssim vai, pequenos desafios que podem te ajudar a fechar o mês.

Faça um grupo

Atividades em grupo podem ser mais divertidas, até porque se seus amigos continuarem bebendo, vai ser difícil resistir. Então monte um movimento com os amigos próximos, talvez juntando com um desafio fitness pré-carnaval. Com ajuda tudo é mais fácil.

Evite os gatilhos

Se você reconhece os momentos que te levam ao álcool, tente evitá-los. Por exemplo, se tem um clássico happy-hour de quinta que você sabe que bebe sem limites, arrume temporariamente uma obrigação nesse horário para te desviar do mau caminho. Se jantar em certos tipos de restaurante pedem uma garrafa de vinho, experimente outros tipos de gastronomia.

É isso aí minha gente, entrar nesse movimento pode ser uma ótima oportunidade para dar um descanso pro fígado e experimentar a sensação de um período mais longo sem o consumo de álcool. Boa sorte na missão!

×

Clique para falar com a gente por WhatsApp, ou mande um email para falacomigo@usebunker.com.br

× Como posso te ajudar?