blog da bunker

Nossas dicas para uma boa postura profissional

Manter uma postura profissional é essencial para a sua carreira e posicionamento dentro da empresa — e isso não faz referência somente ao fato de um vestuário adequado e uma boa aparência estética. Claro que conta muito aquela camisa engomada, calça e sapato brilhando, além da barba, cabelo e bigode no estilo.

Mas, muito além disso, seu comportamento e postura no ambiente profissional é fundamental para completar seu perfil e transmitir uma visão positiva para aqueles que trabalham com você.

Quer conferir algumas dicas de como destacar sua postura profissional no trampo? Nós separamos alguns pontos importantes para você ver em qual deles pode melhorar. Bora lá?

Atrasos abalam a postura profissional

Mesmo que seu chefe seja camarada, daqueles que sempre topam uma cervejinha na sexta-feira depois do expediente, que não reclamam muito e nem pegam no pé, é muito importante separar as coisas.

É legal quando se tem liberdade, mas é preciso manter o foco e honrar com seus compromissos. Um dos mais essenciais é a pontualidade. Chegar atrasado tanto no trabalho quanto em reuniões, por exemplo, conta de forma muito negativa e, com certeza, atrapalha sua postura profissional.

Camisa amarrotada não rola

Você não precisa andar na beca, até mesmo porque isso vai depender do ambiente de trabalho que você está. Mas tem que rolar aquele cuidado especial na hora de se vestir. Roupinha engomada, lavada e cheirosa — e quando falamos em roupa, serve para tudo mesmo: cueca, meias, calça, sapato, gravata etc.

Busque se adequar ao estilo e às políticas da empresa. Um vestuário “nada a ver” pode acabar com sua seriedade e retomar a postura profissional pode não ser tão fácil depois disso.

Cuidado com a postura, camarada!

Se você é querido por todos, tem sempre aquelas ideias engraçadas, é o verdadeiro xodó da companhia, beleza! Isso é bom, cria relações legais e pode, inclusive, gerar boas oportunidades. Mas é preciso saber a hora de cada coisa e não passar dos limites. Por isso, é bom evitar excessos e saber diferenciar os momentos e as doses. Você pode ter uma postura mais solta, divertida e, até mesmo, mais informal, porém precisa ser responsável.

Foco no trabalho

Tem sempre aquele grupo do WhatsApp dos amigos de bar que nunca para de apitar com besteiras que a gente racha de rir. Mas, na hora do trabalho, tem que dar uma trégua.

O mesmo vale para querer ver a classificação do Brasileirão na hora em que seu chefe precisa daquele relatório de vendas. Nos dias de hoje, realmente, é mais difícil se conter às tentações da tecnologia, mas durante o expediente é preciso focar nas tarefas.

Sem dúvidas, isso é essencial para melhorar seu desempenho, além da postura profissional. Essas dicas são fundamentais para você se destacar em seu ambiente de trabalho e ajudam a conquistar seus objetivos na empresa.

Investir na imagem profissional melhora sua autoestima e confiança e, consequentemente, gera excelentes resultados para a sua carreira. Absorva os feedbacks de forma positiva e tire o melhor deles! E aí, curtiu? Está precisando de mais umas dicas sobre trabalho, comportamento, comida e moda masculina? Aqui a gente fala de tudo um pouco.

outros posts que você pode gostar