blog da bunker

Nossas dicas de como fazer churrasco sem errar

Você gosta de fazer churrasco ou é quem sempre toma a frente na hora de preparar o churrascão? Iniciativa não é tudo my friend, o conhecimento é fundamental. Por isso, criamos uma lista de cuidados e dicas de como fazer churrasco sem cometer erros que podem arruinar a comilança. 10 entre 10 brasileiros sempre estão prontos para um fim de semana com muita carne, cerveja e amigos. Não é a toa que o churrasco é sempre sinônimo de reunir a turma, dar boas risadas, falar besteiras e comer bem. Não importa se é na lage ou na mansão, se o refresco vem da mangueira ou do piscinão, churraso é sempre uma alegria. Mas como sabemos, com grandes poderes vem grandes responsabilidade, e ser o churrasquero da galera é coisa séria. Por isso, listamos cuidados na hora do preparo que vão garantir um churrasco de alto nível.

1. Não use outros temperos além do sal

Um bom churrasco não precisa de outros ingredientes. Acredite, há quem ache que é preciso acrescentar temperos como pimenta do reino ou ervas finas. Um bom churrasco leva apenas um único ingrediente: o sal grosso. Agora, não exagere na hora de temperar sua carne. Em um recipiente, coloque o sal grosso suficiente nos dois lados da carne e passe um pouco nas bordas também. Sal em excesso pode deixar a carne seca, dura e tira todo o sabor natural do corte. Se, por acidente, cair mais sal do que deveria, retire imediatamente antes de levar à churrasqueira.

2. Espere a carne descongelar

Esse item deveria ser considerado um pecado. Um bom churrasco deve ser feito com planejamento. Na hora de preparar os cortes para levar à churrasqueira, nunca descongele usando o micro-ondas. O ideal é deixar descongelar naturalmente no dia anterior. Antes de dormir, tire as carnes do congelador e deixe em um recipiente seguro. Levar as carnes congeladas ao micro-ondas faz com que as fibras encolham, deixando dura e borrachuda.

3. Não mexa na carne o tempo todo

Esse erro é bastante comum, acredite. Muitos ainda ficam virando a carne de 5 em 5 minutos. O churrasco ideal deve ser feito com paciência e não dá pra ter pressa. A carne tem o seu tempo. Virar a carne demais, pode fazer com que ela asse demais de um lado e fique quase crua do outro. Vire a peça apenas uma vez, quando o sangue começar a aparecer. Uma dica é deixar a parte da gordura para cima, fazendo com que ela escorra por toda a carne.

4. Não coloque a carne mais perto do fogo para assar mais rápido

Faz sentido. Porém, está muito errado.  Colocar as peças mais próximas das labaredas não vai fazer com que elas assem mais rápido, mas sim com que elas queimem mais rápido. Uma boa carne de churrasco é suculenta, molhadinha e macia. Se estiver muito próxima às chamas, ela vai secar, endurecer e não vai ter tempo de pegar seu próprio gosto. Cortes grandes levam bastante tempo para assar, portanto, o ideal é colocá-las a 40 cm das chamas. Peças menores, como bifes, devem ser colocadas na grelha e a picanha deve ficar a 30 cm das chamas.

5. Não use álcool líquido para acender a brasa

Acender a churrasqueira pode parecer fácil e um tanto óbvio. Mas, a verdade é que você pode estar comprometendo todo o seu churrasco nesse momento. É preciso escolher o carvão com cuidado e se certificar para que ele não fique úmido. A melhor forma para acender a chama é colocar alguns pedaços de carvão empilhados, formando um jogo da velha e com uma bola de papel higiênico embebido em álcool para churrasco no meio. Aquela abanadinha joga ar para a chama, que é parte fundamental da equação para a combustão, isso vai dar mais força pro fogo e pode acelerar o processo. Após o carvão começar a ficar em brasa, vá colocando aos poucos mais carvão até que a chama fique consistente.

6. Tenha carinho ao espetar a carne

Todo o objetivo do churrasco é deixar a carne suculenta na hora de comer, então não adianta temperá-la do jeito certo, acender corretamente a chama e na hora de colocar a carne você errar feio. Quando a carne estiver na churrasqueira, na hora de virá-la, utilize um pegador ao invés do garfo. Quando a carne é espetada, o sumo dentro dela escorre, deixando a peça seca, dura e sem gosto. É isso aí fera! Agora você está preparado com mais informações de como fazer churrasco que arranca aplausos da galera. Boa comilança e se liga na nossa playlist feita especialmente para acompanhar um churrascão.

outros posts que você pode gostar