blog da bunker

carro de formula 1
Photo by Rezk Assaf on Pexels.com

Bora entender de Fórmula 1? A temporada já começou!

A gente sabe que o automobilismo é um dos esportes preferidos do público brasileiro. Isso muito se deve ao fato do país ter revelado diversos nomes talentosos na modalidade ao longo dos anos. Desde Emerson Fittipaldi e Nelson Piquet até Rubens Barrichello e Felipe Massa, mas principalmente Ayrton Senna.

Esse que se tornou um ídolo do país, sendo considerado mundialmente um dos maiores pilotos de todos os tempos. Ayrton venceu diversos títulos na Fórmula 1 e até hoje é uma das maiores referências no assunto e para os atuais pilotos. Atualmente a modalidade conta com grandes nomes como Lewis Hamilton, heptacampeão da categoria e Max Verstappen, atual campeão.

Esse negócio de Fórmula 1…

A Fórmula 1 ou F1 é a maior modalidade de automobilismo que existe no planeta. Resumidamente, a F1 reúne várias equipes com seus carros, que competem entre si em vários fins de semana, cada vez em um lugar diferente no mundo. Esses eventos são chamados de Grande Prêmio, carinhosamente conhecidos como GP.

Tipo assim: num determinado fim de semana acontece o Grande Prêmio do Brasil, atualmente disputado no autódromo de Interlagos, em São Paulo. Os pilotos, então, fazem seus treinos na pista entre sexta e sábado, para no domingo correrem pra valer.

Conforme suas posições finais, acumulam pontos no campeonato, que continuará a ser disputado no próximo Grande Prêmio em outro lugar do mundo, como Alemanha, Inglaterra, Estados Unidos, e vários outros. Ao final de todos os GPs, o piloto com a maior pontuação se sagra o campeão da temporada.

Agora, sendo sincero, isso daí eu já até sabia. Porém me meti a assistir uma corrida e fiquei perdidão com os termos usados pelos narradores e comentaristas. Chicane? Zebra? Pirulito? Grand Chelem? DRS? Do que essa gente tá falando?! Bem, eu decidi dar uma pesquisada pra entender melhor e agora vou poder te ajudar também. Se liga…

Vamos começar com uns termos mais básicos da Fórmula 1… Vou chamar de nível 1:

Boxes – onde fica toda a equipe monitorando a corrida, além dos mecânicos que trabalham nos carros.

boxes

Pit-stop – momento onde os carros se dirigem aos boxes, normalmente para reabastecer e trocar os pneus.

pit-stop

Grid de largada – antes da largada, os carros ficam posicionados em um lugar com espaços demarcados, e esse local é conhecido como grid.

grid de largada

Pole position – expressão para se referir à melhor colocação na largada. Quem fizer o melhor tempo no treino se torna o pole position.

pole position

Queimar a largada – qualquer movimento feito pelo carro antes da largada. Se o piloto dá aquela acelerada antes da hora, ele “queima a largada”.

queimar a largada

Retardatário – carro que ficou tão lá atrás que tá prestes a ser ultrapassado pelos primeiros colocados.

retardatario

Beleza… agora vamos pro nível 2:

Cockpit – cabine onde o piloto fica dentro do carro. É feita pra aguentar grandes impactos e proteger o piloto.

cockpit

Zebra – faixas diagonais de cores diferentes nas laterais das pistas, são áreas auxiliares para que o carro faça a curva sem sair da pista.

zebra

Paddock – área perto dos boxes onde ficam convidados, cabines de TV, repórteres, etc.

paddock

Pirulito – aquela plaquinha com um formato que remete a um pirulito e é utilizada nos pit-stops para avisar ao piloto quando ele deve permanecer parado ou acelerar.

pirulito

Cotovelo – curvas extremamente fechadas, normalmente de 180 graus. Costumam aparecer em circuitos de rua.

cotovelo

Caixa de brita – área fora da pista coberta por pedras e areia afim de diminuir a velocidade do carro e prevenir acidentes caso o mesmo saia do traçado.

caixa de brita

Agora tá ficando expert, hora do nível 3:

Chicane – curva especialmente projetada para diminuir a velocidade dos carros. Apresenta uma curva pra um lado e logo em seguida outra pro lado oposto.

chicane

Balaclava – máscara anti-chamas utilizada pelos pilotos por baixo do capacete para proteger o rosto de queimaduras.

balaclava

DRS – em certas áreas da pista, piloto pode usar o Drag Reduction System (Sistema de Redução de Arrasto), que faz uma modificação na “asa” do carro, o fazendo ganhar mais velocidade.

drs

FIA – sigla para Federação Internacional de Automobilismo, a grande entidade do automobilismo no mundo. Organiza e monitora os campeonatos.

FIA

Safety Car – carro de segurança que entra em ação quando acontece um acidente na pista. Ele fica à frente de todos os carros, formando uma fila e mantendo-os em baixa velocidade.

safety car

Grand Chelem – a corrida perfeita de um piloto, isto é, quando ele é o pole position, faz a volta mais rápida do traçado e lidera o circuito de ponta a ponta.

grand chelem

Deu pra sacar algumas coisas? Bem, agora que você tá começando a pegar o jeito, já dá pra ouvir esses termos sem ficar perdido. Ainda dá pra começar a falar tendo conhecimento de causa! E pra aperfeiçoar ainda mais, pode assistir a temporada que já começou e está sendo transmitida ao vivo pela Band.

Você já conhecia algum desses termos? Faltou algum importante? Comenta aê!

outros posts que você pode gostar