blog da bunker

homens lutando luta livre

Luta livre profissional: o que é?

Você já deve ter ouvido falar no termo “luta livre”, certo? Apesar de ser bastante comum, não necessariamente temos uma definição clara do seu significado. Alguns podem associar com o MMA (artes marciais mistas), outros, com a luta livre olímpica. Uma ligação menos conhecida no nosso país seria com a luta livre profissional, que também já foi conhecida aqui como telecatch.

Trata de uma mistura entre a luta olímpica e as artes cênicas. Isso mesmo: atuação. O principal objetivo da luta livre profissional é o de entreter o público, mesclando combates e drama. As lutas possuem resultados pré-determinados, pensados justamente no nível mais alto de satisfação da audiência.

Apesar da premissa das batalhas ser calcada na luta livre olímpica -uma competição real- o pro-wrestling, como é chamado nos Estados Unidos, possui seu estilo próprio de golpes. Afinal, todos os movimentos são pensados em gerar impacto nos espectadores, e não causar danos aos atletas.

Atualmente existem duas grandes empresas de luta livre no mundo: a WWE (World Wrestling Entertainment) e a AEW (All Elite Wrestling). Nelas se concentram os nomes mais populares entre os lutadores, que são, em sua maioria, exímios atletas.

Eles realizam treinos pesados para o aprendizado dos movimentos, além de passarem muitas horas na academia. Ademais, são conhecidos por adotarem personagens, assim como em filmes e séries de televisão. Isto é, assumem papéis e os interpretam de acordo com o enredo da história definido por roteiristas. Na maioria dos casos são definidos entre babyface (mocinho) e heel (vilão).

Mesmo assim, é comum que os lutadores usem seus nomes reais na trama, além de improvisarem e plantarem dúvidas na cabeça do espectador, se estão mesmo atuando ou assumindo suas próprias posturas. Aliás, quem são essas pessoas?

Veja alguns dos nomes mais famosos da luta livre no mundo, do passado e do presente:

John Cena

john cena

Muito popular por seu personagem heroico, Cena conquistou, principalmente, as crianças. É também um dos maiores campeões da WWE. Já fez outros trabalhos relevantes como ator em obras como Velozes e Furiosos, Esquadrão Suicida e Pacificador.

The Rock

the rock

No final dos anos 90, não havia um lutador mais popular do que The Rock. Seu personagem possuía diversos bordões e suas lutas eram divertidíssimas. Dwayne Johnson decidiu seguir com a carreira de ator e participou de filmes como O Retorno da Múmia, Velozes e Furiosos, Shazam, e muitos outros.

Ronda Rousey

ronda rousey

Ronda ganhou destaque no MMA se tornando campeã do UFC, a maior empresa de artes marciais do mundo. Se aposentou da modalidade e atualmente está na WWE, sendo uma das protagonistas.

Rey Mysterio

rey mysterio

Com suas raízes latinas, Mysterio foi responsável por trazer à imensa plataforma da WWE o estilo mexicano de luta, isto é, a lucha libre. Um personagem extremamente cativante, que a cada luta utiliza de uma máscara e uma roupa diferente.

Undertaker

undertaker

Também conhecido como “o coveiro”, Undertaker é um dos nomes mais emblemáticos e caricatos da luta livre. Assume o papel de um “morto-vivo” lutador. É isso mesmo que você leu.

Interessante… e onde eu posso assistir luta livre?

Atualmente a WWE tem seus shows semanais transmitidos pela Fox Sports às segundas e quintas às 22h. Já a AEW pode ser assistida no canal Space às quartas e sextas, também às 22h.

Já conhecia a luta livre? E os nomes da lista, já ouviu falar de algum deles? Conta aí pra gente!

outros posts que você pode gostar