blog da bunker

Higiene pessoal: dicas básicas que todo homem deve seguir

Higiene não é só estar limpo e cheiroso. É, de fato, uma questão de saúde para evitar infecções e a proliferação de doenças. Esse é um assunto que diz respeito a todos nós e não devemos descuidar nunca. Mas se você é da turma que acha que se preocupar com a higiene pessoal é frescura, dá tempo de pensar diferente. Quer ver? 

Além de uma questão de saúde e bem-estar, ela está diretamente ligada à imagem que você deseja construir e passar aos demais.

A sua aparência fala muito sobre você, aceite, o mundo é assim. Não é à toa que homens que se cuidam e sempre buscam manter uma boa aparência têm mais chances de se destacarem na hora da conquista, no momento de socializar ou até mesmo em uma entrevista de emprego, por exemplo.

Por essa razão, reunimos alguns itens que são essenciais para se manter limpo. Confira!

HIGIENE BÁSICA COM ÁGUA E SABÃO

Água e sabão, o primeiro passo da limpeza. Seja com um bom banho ou com o hábito de lavar as mãos, a dupla água e sabão elimina a sujeira superficial e microrganismos que podem causar doenças. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o simples ato de lavar as mãos reduz em até 40% o risco de pegar doenças como conjuntivite, gripe, diarreia, infecção estomacal e dor de garganta. 

Na hora de lavar as mãos esfregue bem com água e sabão, não só as palmas, mas também entre os dedos e na parte de cima. Dica: uma escova para limpar as unhas também pode ser útil. Para ajudar, listamos algumas situações do dia a dia que ocorrem com frequência e temos sempre que lavar as mãos:

  • Ao preparar alimentos e antes de comer, principalmente se for usar as mãos;
  • Depois de espirrar, tossir ou mexer no nariz;
  • Depois de tocar em animais;
  • Antes e depois de visitar uma pessoa doente ou quando for cuidar de bebês;
  • Antes e depois de tocar em machucados;
  • Depois de utilizar transportes públicos ou mexer em dinheiro;
  • Sempre que as mãos estiverem aparentemente sujas.

ESCOVAR OS DENTES

Não é só um bafo desagradável que pode ser resultado de não escovar os dentes na frequência certa. A saúde da sua boca depende disso. Cáries e tártaro são os problemas mais comuns provenientes da falta de higiene bucal. O resto de alimentos faz com que bactérias façam a festa e prejudiquem os dentes e gengivas.

Sempre escove os dentes após as refeições, prefira cremes dentais que não sejam abrasivos (cuidado com os que prometem dentes mais brancos rapidamente) e troque sua escova pelo menos de 3 em 3 meses.

DESODORANTE

Para começar, há um item que é sempre bem-vindo na higiene masculina: o desodorante. Afinal, cá entre nós: nada mais constrangedor do que aquele amigo ou colega de trabalho que, ao levantar o braço, empesta o local com o famoso “cecê”. Pior ainda é você ser esse cara!

Por isso, não deixe de ter um bom desodorante corporal (ou antitranspirante, caso você seja do tipo que sua com mais intensidade) para passar diariamente. Em especial, ao praticar esportes ou atividades físicas, como malhar, correr ou jogar aquela pelada com a galera.

SHAMPOO

Que tomar banho é fundamental, isso todo mundo já sabe. Mas o que muito marmanjo esquece é que, da mesma forma que acontece com o corpo, o couro cabeludo também acumula sujeira e oleosidade. Daí não tem para onde correr: o cabelo fica com aquele aspecto oleoso e até mesmo fedendo.

Portanto, nunca abra mão de utilizar um bom shampoo que atenda às características do seu cabelo. Não é frescura não! 

LÂMINA PARA BARBEAR

Outro item indispensável quando o assunto é higiene masculina e boa aparência é a lâmina para barbear. Mesmo que você esteja criando aquele barbão, a lâmina é fundamental para dar aquela definida. Vamos combinar que é preciso fazer a barba pelo menos na área do pescoço para não se parecer com o personagem de Tom Hanks em “O Náufrago”, né?

Sem mencionar que muitos trabalham em locais que, por uma questão estética ou de saúde, não permitem barba, como hospitais, indústrias de alimentos, centro de operação de máquinas etc. Portanto, vale a pena ter sempre uma à disposição!

CREME/ESPUMA PARA BARBEAR

E já que falamos no tópico anterior sobre a lâmina, não dá para deixar de fora o creme ou espuma para barbear. Isso porque há uma rapaziada que insiste em retirar os pelos do rosto e pescoço com sabonete.

O sabonete limpa, dá a impressão de deixar o barbear mais suave, mas é só impressão. Não usar o produto certo pode deixar a pele irritada, avermelhada e até mesmo machucada com aqueles cortes para lá de incômodos. Por isso, não marque bobeira e use os produtos certos, pois eles ajudam a hidratar e lubrificar a região — o que facilita o uso da lâmina e ajuda a diminuir a irritação local (especialmente se você tem a pele mais sensível).

Agora que você está por dentro de quais são os produtos essenciais para a higiene masculina, uma dica: não apenas os use regularmente, mas também experimente diferentes versões para descobrir aqueles com os quais você se adapta melhor e que têm, de fato, um bom resultado.

outros posts que você pode gostar