blog da bunker

Encontrando o melhor corte de cabelo pra você

Um bom corte de cabelo pode transformar sua aparência por completo. O penteado pode fazer com que a percepção das pessoas sobre você mude drasticamente, podendo te deixar mais atraente e estiloso. Você já deve ter visto aquele cara que resolveu ir ao salão, fez um corte diferente do habitual e surgiu parecendo um novo homem. Parece magia!

Só que não é tãããão simples encontrar um corte de cabelo que cause todo esse impacto na sua aparência. O penteado perfeito pra um, pode não ficar bom em outro. Sabe quando você vê uma imagem de um cabelo maneiro e decide fazer, mas sai do salão arrependido? Pois é. Eu mesmo, certa vez, levei uma foto do David Beckham, na época jogador do Real Madrid e considerado um dos atletas mais bonitos do mundo, pro meu cabeleireiro. Ele olhou e falou: “dá pra fazer!”. Resultado: saí de lá querendo raspar a cabeça.

Dá pra saber, então, qual é os melhores tipos de corte de cabelo pra você? Dá sim, e isso está associado ao formato do seu rosto. Thad Forrester, dono de uma famosa rede de salões e barbearias nos Estados Unidos e especialista no assunto, divide o rosto masculino nestes 6 formatos básicos:

formatos

Identificou o formato mais parecido com o do seu rosto? Antes de falar de cada tipo, duas dicas importantes:

1) De uma maneira geral, é interessante deixar o seu rosto o mais oval possível. É o formato mais simétrico, com medidas bem distribuídas. Você vai notar que, nas dicas para cada tipo de rosto, o resultado busca uma fazer com que seu rosto se aproxime mais do formato oval.

2) Sua barba pode fazer diferença. Ela pode ajudar a compor o cabelo e criar a aparência a ideal pro seu tipo de rosto. Mas também pode atrapalhar, evidenciando ainda mais as características que você quer esconder.

Agora vamos entender cada tipo de rosto e seus penteados ideais…

Rosto oval

Como dito antes, costuma ser o formato ideal. Homens com rosto oval normalmente se saem bem com qualquer tipo de cabelo ou barba. Seja com um topetão ou a cabeça raspada, esse formato de rosto costuma aderir bem a diversos penteados. O único não recomendado nesse caso é a franja, pois vai acabar deixando seu rosto mais redondo.

oval

Rosto quadrado

Se o seu rosto tem o formato mais quadrado, você deve optar por cortes com pouco cabelo nos lados, porque o volume na lateral faz sua cabeça parecer mais larga. O ideal é que o penteado alongue seu rosto, quebrando um pouco a aparência mais “achatada”. O lado mais raspado combinado com um topete ou franja em cima vai bem!

quadrado

Rosto retangular

O rosto retangular imprime uma aparência mais alongada naturalmente. Por isso é bom evitar cortes que façam seu rosto parecer ainda mais longo e fino. Nesse caso, penteados mais equilibrados (nem tão grandes em cima e nem tão curtos nos lados) são a melhor opção. Uma boa também é manter a barba curta, caso queira manter. Uma barba grande vai deixar o rosto comprido demais.

retângulo

Rosto redondo

Assim como o quadrado, esse formato de rosto precisa ser alongado. Por isso é também é interessante que se procure cortes de cabelo com pouco volume dos lados. Ah, uma dica legal pro formato redondo é o uso de barba, pra alongar ainda mais seu rosto e dar mais forma ao seu queixo e maxilar.

redondo

Rosto formato diamante

O formato diamante sugere uma maçã do rosto larga, com mandíbula e sobrancelhas estreitas. Um penteado que dê mais largura à sua testa, como uma franja, vai muito bem. Evite deixar o lado da cabeça com um corte muito baixo, pois isso evidencia que sua testa é estreita. Uma barba cheia também vai ajudar a deixar o rosto, como um todo, mais oval.

diamante

Rosto triângulo

Maxilar largo, maçã do rosto estreita e a testa ainda mais estreita compõem um rosto com formato triangular. Para reduzir essa impressão “pontiaguda”, é bom manter volume nos lados da cabeça. Esse tipo de rosto fica bem com cabelos mais cheios de maneira uniforme. Só tome cuidado com a barba, pois ela pode fazer sua mandíbula parecer ainda mais larga, evidenciando ainda mais o formato triangular.

triângulo

Agora você já tem um bom começo na hora de escolher seu novo penteado. É legal também levar essas ideias pro seu cabeleireiro, que tem o conhecimento e também vai te ajudar a escolher os melhores cortes. Fala pra gente se você conseguiu identificar o seu tipo de rosto e qual é!

outros posts que você pode gostar